Poder da Observação

Desde 1998, ano em comecei a trabalhar, fiquei mais atento a todas as palestras, formações e cursos que frequentei não só pela aquisição de novos conhecimentos, mas também à forma em como eles eram transmitidos.

Qualidades que eu pode observar e que realmente fazem a diferença:

  • Pronúncia correta, 
  • Fluência, Contacto visual, 
  • Naturalidade, 
  • Boa aparência. 


Embora a minha experiência em falar em público seja diminuta, a verdade é que em cima de um palco com algumas dezenas de pessoas a olharem para nós, é preciso coragem. Às vezes acontece, como já aconteceu comigo, surgirem no nosso corpo algumas metamorfoses: os nossos olhos mal conseguem ver a assistência, os nossos braços ficam presos, as nossas pernas ficam que nem troncos e quando abrimos a boca sai tudo menos o que queríamos transmitir, isto é, entramos a falar português e saímos a falar um dialeto qualquer entre o russo e o chinês – com um andar novo à Robocop. E talvez alguns na assistência digam: ele abordou aquele tema tão mal, se fosse eu teria falado de outra forma. Então, vá lá para cima, coloque-se em frente ao microfone, a olhar para umas dezenas de pessoas, e depois veja se é assim tão fácil. Por isso, deixo-vos um vídeo de um orador, que combina todas aquelas características que falamos à pouco. Não só evidencia contacto visual, fluência e naturalidade, mas também consegue tocar o coração da assistência.